Ele foi um dos cincos
brasileiros escolhidos, sendo o único representante do Nordeste.
Aperfeiçoar os
conhecimentos da Língua inglesa a partir de uma experiência no exterior é o
sonho de muitos educadores que lecionam a disciplina. Para o professor Ricardo
Marques Jacob, da Rede Estadual de Pernambuco e que trabalha na Escola Estadual
Pedro Muniz Falcão, em Araripina, este sonho veio em dobro. Depois de ter sido
selecionado em 2013, Ricardo se inscreveu novamente no programa Líderes Internacionais
em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP), e depois de
passar em todas as etapas, ele ficou entre os cinco brasileiros selecionados
para 2016, sendo o único professor do Nordeste escolhido.
A iniciativa é resultado
de uma parceria entre o Conselho Nacional de Educação (Consed) e a Embaixada
dos Estados Unidos e tem o objetivo de oferecer aperfeiçoamento para
professores de inglês de diferentes lugares do mundo. A primeira fase desta
edição do ILEP classificou educadores de todo o país, a partir de uma avaliação
de documentos apresentados pelos professores. Em seguida, foi realizada outras
etapas eliminatórias, no qual ficaram apenas 5 brasileiros. No material enviado
os educadores falaram sobre os planos de aulas e os objetivos que motivaram em
participar do programa.
O grupo de brasileiros
selecionados para o programa de 2016 é composto pelos seguintes professores:
1. Ana Maria Fernandes – Rio de Janeiro, RJ
2. Jean Paulo Bernardo Xavier – Paranaguá,
PR
3. Luiz Cláudio dos Santos – Vila Velha, ES
4. Ricardo Marques Jacó – Araripina, PE
5. Rita de Cássia Barreto de Oliveira –
Embú das Artes, SP
Aprimoramento profissional
O programa Líderes
Internacionais em Educação ainda garante a cobertura das despesas do bolsista,
como as passagens de ida e volta dos Estados Unidos, hospedagem em dormitório
universitário e seguro saúde, entre outros. Os participantes terão, também, assistência
para o visto de intercâmbio. O plano do curso inclui aulas e treinamento
intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de
ensino, liderança e, também, o uso de tecnologias em educação.
Edição: Edivan Gonçalves | Marcolandiaemfoco