Professor Araripinense é selecionado pelo Programa Internacional em Educação

Ele foi um dos cincos brasileiros escolhidos, sendo o único representante do Nordeste.

Aperfeiçoar os conhecimentos da Língua inglesa a partir de uma experiência no exterior é o sonho de muitos educadores que lecionam a disciplina. Para o professor Ricardo Marques Jacob, da Rede Estadual de Pernambuco e que trabalha na Escola Estadual Pedro Muniz Falcão, em Araripina, este sonho veio em dobro. Depois de ter sido selecionado em 2013, Ricardo se inscreveu novamente no programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP), e depois de passar em todas as etapas, ele ficou entre os cinco brasileiros selecionados para 2016, sendo o único professor do Nordeste escolhido.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Educação (Consed) e a Embaixada dos Estados Unidos e tem o objetivo de oferecer aperfeiçoamento para professores de inglês de diferentes lugares do mundo. A primeira fase desta edição do ILEP classificou educadores de todo o país, a partir de uma avaliação de documentos apresentados pelos professores. Em seguida, foi realizada outras etapas eliminatórias, no qual ficaram apenas 5 brasileiros. No material enviado os educadores falaram sobre os planos de aulas e os objetivos que motivaram em participar do programa.

O grupo de brasileiros selecionados para o programa de 2016 é composto pelos seguintes professores:

1.       Ana Maria Fernandes – Rio de Janeiro, RJ
2.       Jean Paulo Bernardo Xavier – Paranaguá, PR
3.       Luiz Cláudio dos Santos – Vila Velha, ES
4.       Ricardo Marques Jacó – Araripina, PE
5.       Rita de Cássia Barreto de Oliveira – Embú das Artes, SP
Aprimoramento profissional
O programa Líderes Internacionais em Educação ainda garante a cobertura das despesas do bolsista, como as passagens de ida e volta dos Estados Unidos, hospedagem em dormitório universitário e seguro saúde, entre outros. Os participantes terão, também, assistência para o visto de intercâmbio. O plano do curso inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e, também, o uso de tecnologias em educação.

Edição: Edivan Gonçalves | Marcolandiaemfoco